segunda-feira, 26 de março de 2012

TANGRAM

Olá amiguinhos!
Precisam de uma ocupação para estas férias? Os alunos do 1ºano deixam-vos uma sugestão. Que tal usar o tangram para um momento diferente?

Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las.

 Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças. Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática.

Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haver várias lendas sobre sua origem.
 Uma delas diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços e com elas era possível formar várias formas, tais como animais, plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras.

Os alunos do 1ºano já descobriram algumas figuras.  Aqui está o trabalho desta turma.














Descobre tu outras....

1 comentário:

  1. Os meninos do 1º ano adoraram a atividade e antes de construírem as imagens com o Tangram disponível no manual, construíram-no através de dobragem, que enviarei aqui para o Blog brevemente...Com a construção através da dobragem, fazem-se descobertas interessantes sobre este jogo;)
    Os alunos do 1º ano tiveram uma missão com esta atividade: levar para casa e "desafiar" pais e irmãos a construirem estas imagens e inventar uma pequena história.Tenta e verás que é super divertido e importante;)

    ResponderEliminar