quinta-feira, 22 de março de 2012

CARTA DE UMA ÁRVORE

Hoje, cerca de 135 famílias receberam uma carta especial. Os alunos do conselho Eco-Escola anunciaram em todas as turmas que o dia vinte e um de março é um dia especial, um dia para refletir sobre os problemas que as florestas vivem... Todos os alunos concordaram em fazer tudo para ajudar as árvores mas perceberam que a sua vontade não é suficiente. Precisam da ajuda dos adultos. Assim sendo, decidiram enviar a carta da árvore a toda a família  e desafiar os pais a serem uma Eco-Família. 

Leiam esta carta e não fiquem indiferentes...

Florestas de todo o mundo, 21 de Março de 2012

Caro amigo,

Sou uma árvore comum, de uma floresta que já não é o que era...
Preciso muito da tua ajuda. Estão a destruir a minha casa, a floresta. Os meus pais e todos os meus amigos, morreram num incêndio no verão passado. Consegui sobreviver mas estou muito preocupada com os meus filhos. Estão muito fracos, têm troncos esqueléticos e folhas amareladas, sem cor, parece que vivem sempre no outono...
Só tu me podes ajudar!
Quando é que me vais ajudar?
Quando não tiveres mais ar puro para respirar?
Eu sou muito importante na tua vida, assim como tu és na minha. A minha casa é a tua casa, o planeta Terra.
Eu já percebi isso, mas tu....
Por favor, se amas os teus pais, os teus filhos, os teus amigos, então ama-me a mim também porque eu sou e quero continuar a ser tua amiga.
Começa hoje a ajudar-me, “Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje”!
Não sabes como me ajudar? Os meus amigos da escola e jardim de infância da Charneca dão-te uma ajudinha. Escuta-os e põe em prática os seus conselhos.


                                                                           Mil lufadas de ar puro…

                                                                               A tua sempre amiga

                      Árvore

P.S. Vira a página para seres uma ECO-FAMÍLIA

E no verso da folha escreveram alguns conselhos para ajudar as famílias.


Os alunos colocaram esta carta num envelope e em segredo puseram-na na caixa do correio de sua casa. Esta carta foi um motivo de conversa em família sobre o ambiente e uma oportunidade para despertar a consciência dos adultos.

Este ano queremos aumentar o número de famílias amigas do ambiente..."mãos à obra!!!"

5 comentários:

  1. Nós temos de tratar bem as árvores. Não cortar árvores. E não fazer fogueiras nas florestas.

    ResponderEliminar
  2. Foi muito fácil entregar o envelope na caixa do correio. Quem mandou a carta foi a árvore que precisava de ajuda. Estava preocupada com os seus filhos, parecia que só tinham vida no outono. A escola da Charneca já é uma eco-escola e a escola decidiu as propor às famílias dos meminos que sejam uma eco-família.

    ResponderEliminar
  3. Olá amiguinhos, fico muito feliz por ver que os meninos da escola da Charneca estão mesmo decididos a serem "Eco-Familia". É um grande desafio mas vocês conseguem, os vossos pais vão render-se à vossa persistência. Força, o ambiente merece o nosso esforço e, na verdade, só estamos a cuidar do nosso futuro.
    Não posso deixar de dar os parabéns a todos os representantes das turmas no conselho Eco-Escola. Eles são um exemplo de cidadania. Colaboram, ouvem-se uns aos outros, dão o exemplo, cumprem com o trabalho definido e estiveram muito bem na divulgação do dia da árvore pelas turmas. São um verdadeiro exemplo para muitos adultos. Estou orgulhosa de todos! Parabéns Eco-Alunos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Profesora Mariana,
      Muito Obrigada, mas sem uma Eco-Professora não conseguiamos ser uns Eco-Alunos.
      Vou tentar fazer sempre o melhor pelo nosso planeta.

      Eliminar
  4. Parabéns à nossa escola,aos nossos alunos, às nossas auxiliares e às nossas professoras, especialmente à Professora Mariana que nos orienta, propõe e desenvolve atividades interessantes e do agrado de todos;)

    ResponderEliminar