Quem somos...



A nossa escola localiza-se na Vila de Caldas das Taipas. Aqui vamos mostrar que a nossa vila tem muita história e deve ser visitada por todos.



Viaja na História. A tua. 


                                                               
                                           

    
                                                                                                   

Esta é a sua história…

CALDAS DAS TAIPAS – “Sala de visitas do Minho”



Sabias que…
Em 1059 surgiu o primeiro documento a referir-se a Caldelas.
Sala de visitas do Minho, assim era designada esta terra, pelas pessoas que a escolhiam para férias e repouso, como os escritores Camilo, Ramalho, Antero, Ferreira de Castro, entre outros.

Hoje em dia, é uma vila procurada por pessoas que necessitam de efectuar tratamento termal mas também é um lugar muito agradável pelo seu parque florestal, que faz margem com o Rio Ave.

                                                 Rio Ave                                          Parque de lazer

UMA VILA COM HISTÓRIA


Caldas das Taipas é uma vila que corresponde territorialmente à freguesia de Caldelas, do município de Guimarães.  A vila é banhada pelo Rio Ave que se situa entre as cidades de Guimarães e Braga, foi em tempos antigos um ponto de passagem dos povos romanos pelos vestígios comprovados, que ainda hoje podes visitar.
O passado do meio local
A vila de Caldas das Taipas foi desde sempre um movimentado local de passagem, e uma boa opção para uma paragem, já que tem vários atractivos, entre os quais uma antiga estância termal.
TERMAS DAS CALDAS DAS TAIPAS
As actuais termas encontram-se localizadas no interior de um parque, junto à margem direita do rio Ave. Nas nascentes sulfurosas as águas medicinais brotam a uma temperatura de 32 graus centígrados.   Na visita de estudo que fizemos, pudemos ver modernos equipamentos de hidrologia, de uma piscina de água termal coberta, um ginásio, sauna e solarium.
Indicações terapêuticas das águas termais:
Doenças da pele, reumatismo, artritismo, doenças intestinais,  doenças de estômago...


    O antigo Hotel das Termas em primeiro plano e o novo Hotel ao fundo

A fonte do Leão – a sua água era bebida pelas pessoas que vinham fazer os seus tratamentos nas termas. Actualmente encontra-se imprópria para consumo.




VESTÍGIOS DO PASSADO
                                                                                                                                             
BANHOS VELHOS

Os documentos que pesquisámos, referem que em  1753 Frei Cristóvão, irmão carmelita descalço,  botânico –  fez uma digressão às termas de Caldas das Taipas  e  que terá feito sua referência, num livro que escreveu.



Um dos espaços emblemáticos da vila vimaranense, o edifício dos Banhos Velhos, cedeu lugar a um novo espaço museológico, depois de recuperado.

PONTE DAS TAIPAS (Monumento Nacional)


Estivemos também, junto à Ponte do tipo medieval que, antigamente, servia para a travessia de pessoas e bens, construída aquando a ocupação na Vila, devido à descoberta das águas termais de Caldas das Taipas.



Na foto do lado esquerdo encontra-se um pelourinho. Antigamente, era um ponto de encontro do povo, nas festas populares.






ARA DE TRAJANO (Monumento Nacional) – Penedo da Moura


A utilização terapêutica das águas termais das Caldas das Taipas remonta ao Império Romano.
A comprová-lo, podemos encontrar, junto à Igreja Matriz da vila, um enorme bloco de granito - Pedra ou Ara de Trajano, com uma extensa inscrição em latim dedicada ao imperador romano Trajano Augusto, denunciando a procura e utilização, durante a época imperial, destas águas medicinais.
A  este monumento está associada uma lenda “A Lenda do Penedo da Moura”.



Conheces a origem do nome da nossa vila?
Nós descobrimos três versões:

1ª versão
Contaram-nos que antigamente, junto à ponte do rio Ave existia uma quinta “Quinta da Taipa” e que poderá ter dado origem ao nome.

2ª versão
Os romanos descobriram que nesta terra surgia água quente à superfície do solo e banhavam-se nela. Mais tarde, já no tempo de Frei Cristovão, construíram taipais e as pessoas que necessitassem de tratamento, banhavam-se nas águas. 

3ª Versão
O nome de “Caldas das Taipas” terá surgido em 1940, quando a freguesia passou a VILA.
O nome CALDAS estará ligado às águas quentes das Termas, o nome TAIPAS estará ligado à madeira que por aqui havia.
Contaram-nos que há muitos anos atrás, a freguesia das Taipas era muito procurada por pessoas que necessitavam de madeira para a construção de casas. Essa madeira vinha da Serra da Cabreira (nascente do rio Ave) trazida pelo rio e tocada por um barqueiro, que assegurava que nenhum tronco ficasse para trás.
Chegados à ponte antiga, os troncos eram acolhidos pelas taipas (espécie de muros entreabertos, construídos por baixo da ponte e que formavam uma barreira, que impedia a madeira de seguir viagem.
Os troncos eram depois recolhidos e levados para a serração, onde eram trabalhados e utilizados no fabrico de casas, móveis, etc.

Estas foram as versões que nos contaram. Estamos à espera de mais versões.