quarta-feira, 27 de abril de 2011

O DIA 25 de ABRIL VIVIDO NA ESCOLA

No primeiro dia do 3ºperíodo o tema principal abordado em todas as salas foi o "Dia 25 de abril de 1974".
Todos os alunos visitaram os sites que apresentámos no blogue, ouviram a história "O Tesouro" e realizaram algumas atividades relacionadas com esta proposta de leitura. Aqui ficam registados alguns dos trabalhos realizados.

O 25 de abril – A revolução dos cravos
Durante 48 anos, Portugal esteve sob um regime de ditadura que impedia o povo de viver em liberdade e por isso as pessoas sentiam-se muito tristes.
Muitas pessoas eram perseguidas pela polícia política, por terem ideias e opiniões diferentes das do governo. Muitos homens foram presos e colocados nas prisões com maus tratos e alguns foram mortos pela PIDE.
Para combater toda esta situação surgiu, secretamente, um movimento de militares que se chamava os “Capitães de abril”.
Então, no dia 25 de abril de 1974, fizeram um golpe de estado, que se chamou “A revolução dos cravos” que derrubou a ditadura governada pelo professor Marcelo Caetano.
Todos os militares usavam as metralhadoras e o povo apoiou os militares oferecendo-lhes cravos vermelhos que colocavam no cano da espingarda, saudando assim os militares por não terem derramado sangue.
Foi instaurado um regime de liberdade e democracia: a censura sobre os livros e jornais acabou, as pessoas já podiam escrever e dizer aquilo que pensavam, formaram-se partidos políticos e sindicatos, os presos foram libertados e organizaram-se eleições livres.
Por isso, o dia 25 de abril é Feriado Nacional e considerado o Dia da Liberdade.
Texto produzido a partir das pesquisas feitas nos sites sugeridos no blogue e de textos recolhidos pelos alunos do 3º ano


Os alunos do primeiro recontaram, de forma simples, o que aconteceu no dia 25 de abril baseados na história "O Tesouro". Com as imagens do livro ordenaram a história e, com a ajuda da professora, fizeram um pequeno filme, onde as suas vozes recontam um pouco da história do nosso país...



Recurso para professores e/ou educadores:

8 comentários:

  1. Parabéns aos meninos do 3ºano pelo trabalho de pesquisa que fizeram (nos sites sugeridos no blogue) sobre o 25 de abril e gostaria de dizer aos meninos e meninas do 1º ano que cada vez lêem melhor e que gostei muito de os ouvir recontar a história "O Tesouro".

    ResponderEliminar
  2. Fantástico 3ºano lindo, espantoso, muito bom!!!Todos colaboraram no 25 da abril isso é que fez o trabalho tão bonito...E também não me podia esquecer do 1º ano e não podia deixar de concordar com a professora Paula

    ResponderEliminar
  3. Nuno e João Gomes 4º29 de abril de 2011 às 08:25

    Viva a liberdade!!!!

    ResponderEliminar
  4. A historia é muito bonita e muito fixe. Adorei muito e muito fixe.viva á liberdade.

    ResponderEliminar
  5. Eu gostei muito do 1ªano e o 3ªano e o 4º ano. A professora Paula, a professora Carla, a professora do 1ªano, a professora do 4ªano e as professoras da pré. Viva à liberdade

    ResponderEliminar
  6. Eu gostei muito da história.
    Viva a liberdade!

    ResponderEliminar
  7. Eu gostei muito da história do tesouro viva á liberdade.

    ResponderEliminar
  8. Fábio e Tiago do 2ºano11 de maio de 2011 às 14:58

    Nós gostamos muito do que o 1ºano disse.

    ResponderEliminar