Hoje comemoramos dois dias especiais, o dia da árvore e o dia da poesia. Juntamos estes dois acontecimentos e o resultado foi um bonito momento de poesia com a leitura do poema "As árvores" de António Gedeão. Em seguida plantámos uma árvore de fruto (ameixoeira) e cantámos a canção "Uma árvore é um amigo".
Apreciem este momento...a força das palavras, ditas pelas crianças, tem outro impacto!
Poema das árvores As árvores crescem sós. E a sós florescem. Começam por ser nada. Pouco a pouco se levantam do chão, se alteiam palmo a palmo. Crescendo deitam ramos, e os ramos outros ramos, e deles nascem folhas, e as folhas multiplicam-se. Depois, por entre as folhas, vão-se esboçando as flores, e então crescem as flores, e as flores produzem frutos, e os frutos dão sementes, e as sementes preparam novas árvores. E tudo sempre a sós, a sós consigo mesmas. Sem verem, sem ouvirem, sem falarem. Sós. De dia e de noite. Sempre sós. Os animais são outra coisa. Contactam-se, penetram-se, trespassam-se, fazem amor e ódio, e vão à vida como se nada fosse. As árvores, não. Solitárias, as árvores, exauram terra e sol silenciosamente. Não pensam, não suspiram, não se queixam. Estendem os braços como se implorassem; com o vento soltam ais como se suspirassem; e gemem, mas a queixa não é sua. Sós, sempre sós. Nas planícies, nos montes, nas florestas, A crescer e a florir sem consciência. Virtude vegetal viver a sós E entretanto dar flores. António Gedeão |
Parabéns a todos os meninos pela simples e bela homenagem que fizeram às Árvores, à Poesia e ao poeta António Gedeão. Uma palavra especial aos meninos e meninas do 3º e 4º anos que apresentaram esta lindíssima poesia e construíram um livro animado para que os meninos mais pequeninos entendessem melhor a mensagem do autor. Eu e a Professora Rosa estamos muito orgulhosas do vosso trabalho!
ResponderEliminarFiquem bem!
Parabéns a quem fez o poema. Os meninos leram muito bem e estou contente por ouvir um poema bem lido, parabéns!
ResponderEliminarNós gostamos muito do dia da árvore porque é muito importante.
ResponderEliminarNós gostamos muito de fazer a árvore.
Eu e Francisco fomos a sala do primeiro 1ºano deu-nos um pintainho e papel.Quando pegamos nos pintainhos ficamos corados.
ResponderEliminar