quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O HOMEM DA NUVEM ESCURA

A turma do 4º ano realizou alguns trabalhos sobre a história “O homem da nuvem escura”


"No cocuruto da cabeça esse homem tinha, não um boné, não uma madeixa de cabelo despenteado, não um piolho, mas sim um pequeno orifício do tamanho de uma moeda de cinco cêntimos. E desse orifício, do tamanho de uma moeda de cinco cêntimos, saía uma espantosa nuvem espessa e escura, que fazia com que, por onde quer que o homem andasse, fizesse o que fizesse, lhe seguisse um rasto de intensa chuva, frio, vento e trovoada."

 Resumo da história…
     Era uma vez um homem que tinha um orifício no cimo da cabeça por onde saía uma nuvem escura. Por onde passava deixava um rasto de destruição e as pessoas fugiam e queriam expulsá-lo da cidade. Para fugir à solidão, ia para o parque, sentava-se no banco do jardim e apontava no seu bloco azul as palavras bonitas que encontrava nos livros.
     Os habitantes da cidade reuniram-se na tentativa de encontrar uma solução para a «epidemia do homem da nuvem escura». Resolveram então trancá-lo em casa. Quando este acordou sentiu-se tão triste que provocou uma grande tempestade. Resolveram chamar várias pessoas entre elas o médico da capital, um cientista maluco e uma bruxa, para solucionar o problema. Nenhuma destas pessoas o conseguiu resolver.                                                     
     Entretanto, apareceu um rapazinho muito sujo, cheio de terra com fome e sede. Em todo o lado que entrava, para pedir algo para comer e beber era escorraçado, porque por onde passava deixava tudo sujo. O menino, muito triste e cansado, sentou-se num baloiço do parque.                                   
     O homem da nuvem escura, que por ali passava avistou-o, aproximou-se e deu-lhe uma maçã. Satisfeito, comeu-a rapidamente e nesse instante, sentiu o prazer de se refrescar e molhar os lábios com a água que caía da nuvem escura. Nesse preciso momento, houve um carinho entre os dois e tornaram-se grandes amigos.                                                            
     De seguida, a nuvem foi diminuindo e desapareceu completamente.

AMIZADE é um sentimento maravilhoso!  Até faz “milagres”!

Pesquisaram no Magalhães e descobriram….
Biografia da autora

Nome: Inês Vinagre
Data de nascimento: nasceu em Lisboa, em 1983.
Habilitações: Possui uma licenciatura em Ensino Básico - 1º Ciclo e uma especialização em Associativismo e Animação Sócio-Cultural, pela Universidade do Minho.
Profissão: Nos últimos anos tem trabalhado essencialmente no apoio educativo a alunos cuja língua materna não é  o português, crianças com dificuldades de aprendizagem e em situação de risco social.
Prémios: No campo literário, recebeu o "Prémio de Literatura Juvenil Ferreira de Castro" e o "Prémio Jovens Criadores".

Desenharam o quarto do homem da nuvem escura…


No quarto descobriram um quadro famoso…


Fizeram alguns comentários sobre o quadro...

Na imagem está desenhada uma pessoa em cima de uma ponte a gritar de desespero.
Quando olho para esta pintura sinto-me inspirado.
Eduardo 4º ano

É uma pessoa que está a gritar numa ponte e outras duas a passear. O rio está muito agitado.
Quando  olho para esta pintura sinto-me com vontade de o ajudar.
                                                                                                                   Rúben do 4ºano

Vejo uma pessoa a gritar desesperada em cima de uma ponte e atrás dela duas sombras.
Quando olho sinto um arrepio.                                                                                                                                   
Hugo do 4º ano

Na imagem há uma pessoa a gritar desesperada e aflita.
Quando olho para esta imagem o que sinto é uma grande tristeza.
                                                                                                     Margarida do 4º ano

Eu vejo um ser humano aflito, a gritar com as mãos na cabeça, numa ponte. 
Quando olho para esta pintura sinto-me triste.
     Rui do 4º ano

11 comentários:

  1. Bruno e Margarida do 4º ano25 de fevereiro de 2011 às 14:29

    Ouvir esta história muito divertido.E O MAIS IMPORTANTE foi a amizade entre os dois

    ResponderEliminar
  2. Parabéns aos alunos do 4ºano pelo trabalho que nos apresentam. Está muito completo e original. Os comentários ao quadro mostram que realmente entraram na história viveram as emoções e sentimentos do homem da nuvem escura. Eu também me apetece comentar o quadro...
    Eu vejo um ser humano desesperado e em sofimento e a indiferença de quem passa por ele. Quantas vezes nós somos essas pessoas....
    Quando olho para esta pintura sinto que devo estar mais atenta às necessidades dos outros.
    Obrigada por este momento!

    ResponderEliminar
  3. Fiquei muito contente com os trabalhos que realizaram sobre a obra que escrevi. Gostei especialmente da exploração que fizeram, a partir do quadro do Munch. Os meus parabéns aos meninos e professora. Beijinhos!
    Inês Vinagre

    ResponderEliminar
  4. Foi muito espetacular trabalhar o tema do homem da nuvem escura com a professora e com os colegas.Devemos ser amigos uns dos outros e ajudar quem mais precisa.

    ResponderEliminar
  5. O quadro do Grito parece que está lá uma pessoa aflita,que precisa de alguma ajuda.Quando vejo esta imagem sinto que está uma pessoa aflita,nervosa,que precisa muito de ajuda de alguém.
    Obrigado professora Mariana por ter inventado o bloge da escola.
    Obrigado mais uma vez.

    ResponderEliminar
  6. O vosso trabalho está muito bonito. Nós também estudámos esta obra e gostámos muito.
    Achamos que o homem da nuvem escura era como a pessoa do quadro do Munch, triste, solitário, com problemas em ser aceite pelas outras pessoas, até pode representar um sem abrigo...
    Este livro é misterioso porque até ao fim não conseguimos ver a cara do homem da nuvem escura. Está muito bem ilustrado. A parte que mais gostámos foi quando a autora pediu ao ilustrador para desenhar o esquema da cabeça desta personagem com o cocoruto, para que nós conseguissemos perceber melhor a sua particularidade.
    Parabéns coleguinhas!

    ResponderEliminar
  7. Para:escritora Inês Vinagre
    Obrigada pela sua presença no blog da nossa escola.Ficamos surpreendidos e radiantes com o seu comentário.Adorávamos que visitasse a nossa escola para a conhecermos pessoalmente.
    Beijinhos e abraços!

    ResponderEliminar
  8. Esta história foi fenomenal.Aprendemos muitas coisas, mas a mais importante foi:não podemos viver sem a AMIZADE.A AMIZADE é sempre essencial no nosso dia a dia.

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito de trabalhar esta história, está muito bem ilustrada e espero que a escritora Inês Vinagre aceite o convite que lhe propusemos.

    ResponderEliminar
  10. Olá meninos, terei todo o gosto! Mas como também sou professora, não tenho muito tempo. Deixo-vos o meu mail, podem contactar-me e tentamos combinar um dia em que eu possa ir.
    inesbarbosa83@gmail.com

    beijos a todos

    ResponderEliminar
  11. Esta história é estranha pela parte de não mostrar em toda ela a cabeça do homem da nuvem escura.Também tem uma lição:todos devemos ser amigos e a AMIZADE é um sentimento muito importante e bonito.

    ResponderEliminar