quarta-feira, 8 de junho de 2011

MEU MINHO VERDE-Cantarinhas


«A Cantarinha das Prendas ou dos Namorados é moldada em barro vermelho e ornada com motivos arcaicos polvilhados de mica branca. A Cantarinha Maior significa a abundância que se deseja ao futuro casal. A Cantarinha Menor, aquela que há-de encher a maior, despida de enfeites, significa as dificuldades da vida em comum. Quando um rapaz se dispunha a fazer o pedido oficial de casamento, primeiro oferecia à namorada uma Cantarinha das Prendas. Se esta era aceite, estava formalizado o pedido particular, dependendo apenas da vontade dos pais anunciar-se o noivado. Uma vez dado o seu consentimento e tendo estes chegado a um acordo quanto ao dote, a Cantarinha servia então para guardar as prendas que o noivo e os pais da noiva ofereciam: cordões, tranceletes, corações, cruzes, borboletas, estrelas, arrecadas, relicários e outros objectos em ouro. Este uso há muito que foi posto de parte. Hoje resta a tradição.»

Para saberes mais sobre esta tradição visita o site, Lendas e tradições , onde podes ler a história da cantarinha de Guimarães e ver um pequeno filme onde um oleiro mostra como se faz este peça de artesanato.

Os alunos do 1ºano recriaram a tradição da cantarinha dos namorados de Guimarães. Feita de barro vermelho e decorada com mica branca era um dos sinais para iniciar um namoro em Guimarães!!! Os pequenos oleiros "meteram as mãos no barro" e o resultado surpreendeu todos... Parabéns!!


5 comentários:

  1. Gostei muito de trabalhar com o barro.

    ResponderEliminar
  2. Os pintainhos estão crescidos e já sabem fazer cantarinhas dos namorados!
    Estais a ficar uns verdadeiros artistas!!
    As cantarinhas fizeram um figurão na exposição, não acham?
    Devem estar muito orgulhosos do vosso trabalho. Eu estou!!!

    ResponderEliminar
  3. Zé Pedro, vou contar-te um segredo, eu também gostei muito do vosso trabalho com o barro, fiquei cheia de orgulho, vós sois mesmo especiais...mas, o que me deixa ainda mais feliz é ler os vossos comentários, força...continua a escrever a tua opinião.

    ResponderEliminar
  4. Francisco Freitas do 1º ano16 de junho de 2011 às 14:34

    Gostei muito de fazer esta experiência com o barro.E gostei de fazer a cantarinha dos namorados de Guimarães.

    ResponderEliminar
  5. DIANA ISABEL 1º ANO23 de junho de 2011 às 19:05

    Gostei muito de fazer a cantarinha.Com a ajuda da professora Mariana consegui fazer uma cantarinha muito gira.Obrigado professora muitos beijinhos.

    ResponderEliminar