segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

PAA do 3ºano



“OLHAR O PASSADO E PREPARAR O FUTURO”
O PASSADO DO MEIO LOCAL

Em dezembro, recebemos a visita do senhor professor António Oliveira, docente na EB 2, 3 do Agrupamento, que nos veio apresentar um trabalho fotográfico e documental sobre o passado da vila das Taipas.

Nesta aula, viajámos até ao tempo em que as águas do Rio Ave eram cristalinas e existia uma praia fluvial.

O que aprendemos?

Há muitos anos atrás, Taipas era apenas uma aldeia e não uma vila.
Vimos fotografias do Grande Hotel Vilas, do Hotel das Termas e do Hotel das Taipas e foi numa dessas fotos que reparámos que, Taipas se escrevia com “Y”, assim: “TAYPAS”. 

Estes hotéis recebiam gente importante, que procurava a nossa terra, devido às Termas. Vinha gente de todo o lado, até do Porto e Lisboa!
Em muitas fotos dos hotéis, viam-se os hóspedes à porta, muito direitinhos para tirarem uma fotografia. Dantes, as máquinas fotográficas eram muito raras e caras! Por isso, tirar uma fotografia demorava muito tempo e as pessoas apareciam muito bem vestidas. As mulheres usavam bonitos vestidos e os cabelos muito bem apanhados. Os homens vestiam fato, camisa branca com laço ao pescoço e usavam chapéu. Ah! E o bigode nessa altura estava na moda!

Sabiam que a piscina das Taipas foi a primeira a ser construída nos arredores de Braga e que não tinha piscina para crianças, só para adultos? E que houve uma partida de natação para meninas? E sabiam que, antigamente, as mulheres não usavam biquínis, só fatos de banho e bem tapadinhos!?
Nesta época, havia pouco trânsito, pois os carros eram raros e caros!

Gostámos muito de ouvir o professor António, de fazer os trabalhos de grupo e de termos ido com a professora ao centro da vila, onde tirámos umas fotos.
Mas sabem uma coisa? Não conseguimos ficar tão direitinhos, nem tão sérios nas fotos, como os meninos de antigamente.
Esta aula foi, sem dúvida, uma aula histórica!

                                                                                                            Trabalho coletivo - 3º ano




Sem comentários:

Enviar um comentário