No âmbito da área de Estudo do Meio e Língua Portuguesa, os alunos do 3ºano, realizaram um trabalho de grupo sobre as plantas. Após trabalho de pesquisa, construíram um mapa de ideias sobre o tema e em seguida um texto informativo. Por fim, elaboraram um cartaz e apresentaram a toda a turma o seu trabalho surpreendendo todos os colegas.
Grupo 1
Tema: As plantas
As Plantas
As
plantas são seres vivos muito importantes e úteis para todos nós e para a natureza.
As
plantas, podem ser completas ou incompletas. Para ser completa, a planta precisa de ter: raiz, caule, folha, flor e o fruto. As incompletas não têm
flor nem fruto.
Elas necessitam de água, luz solar e oxigénio para realizar a
fotossíntese.
A
reprodução da planta permite dar origem a novas plantas e pode realizar-se
por semente ou estaca.
O
seu tamanho pode ser diferente, assim são denominadas de árvores, arbustos ou
erva.
Encontram-se plantas terrestres que são
as que vivem no solo, aéreas que “
trepam” no ar e as aquáticas que vivem no meio aquático (água).
Curiosidade: São muitos os animais que comem plantas.
Mas, há plantas que comem animais, são as plantas carnívoras.
Crescem em solos pouco férteis e, para sobreviverem , tiverem de se adaptar, capturando insetos: são as
dioneias.
As plantas são muito
importante,s devemos preserva-las...
Gabriela, Jorge e José Pedro Lorenço
Grupo 2
Tema: A Raiz
As raízes
A raiz é uma das partes mais
importante da planta.
A função das
raízes é fixar a planta ao solo e absorver a água e os sais minerais.
Há diversas
raízes que são terrestres, aéreas e aquáticas.
As raízes
podem ser aprumadas, fasciculadas e tuberculosas, dependendo da sua forma.
Há raízes
comestíveis como por exemplo as cenouras…
Esta parte da planta é fundamental
para a sua vida.
Pedro, Bruno, Beatriz e Daniel
Grupo 3
Tema: O Caule
O
caule
O caule é uma parte das plantas que
a ajuda a se desenvolver. Ele transporta
a água e os sais minerais até às folhas para produzir a energia e sustenta a planta.
Existem caules subterrâneos: bolbo, rizoma e
tubérculo e caules aéreos: colmo, espique e tronco.
Há caules que são comestíveis
como por exemplo: cebola, batata e espargos. A maior parte dos caules
comestíveis são plantadas pelo homem e fazem bem à saúde das pessoas.
Devemos cuidar das plantas
José Luís, João e Ricardo
Grupo 4
Tema: A Folha
A
folha
A folha é uma parte da planta. Ela é responsável pela
produção de energia.
A sua função é absolver a luz
solar e o oxigénio para fazer a fotossíntese e assim a planta ter a energia
necessária.
Há várias plantas que quase
só têm folhas. Elas são: agrião, alface e são comestíveis.
As folhas das plantas têm
formas diferentes (forma de seta, de coração, agulha, lança, ovo, bicudas),
texturas diferentes ( macias, ásperas) e cores e tamanhos variados.
Existem plantas que têm folhas durante todo o ano
porque quando umas caem nascem logo outras. São plantas de folha persistente ou
folha perene. No inverno, com o tempo frio e menos horas de exposição solar,
algumas árvores ficam sem folhas, vendo-se apenas o tronco e os seus ramos. São
plantas de folha caduca.
Margarida, José Miguel e Gabriel
Grupo 5
Tema: A Flor e o Fruto
A flor e o fruto
As flores e os frutos são
partes de uma planta completa, permitem a reprodução da planta. Os frutos, com
as suas sementes, dão origem a outra planta.
Há plantas que se
encontram na água, na terra e no ar.
A flor é constituída por sépala,
pétala, estigma e estame. Elas variam o tamanho, forma, cor e aroma. Há flores
comestíveis como por exemplo a couve-flor.
O fruto tem sementes. As
plantas utilizam – na como forma de espalhar as sementes para bem longe. Eles
podem ser carnudos e sumarentos, ou duros e secos. Podem ser comestíveis ou não.
O frutos comestíveis são laranja, limão, maça, castanhas, nozes e amendoins etc.
A flor e o fruto são
muito importantes para a continuidade das plantas com flor. Devem ser bem
protegidas.
Francisco, Sofia, Catarina
Grupo 6
Tema: A Utilidade das Plantas
Eu gostei muito dos vossos trabalhos!
ResponderEliminarNa próxima já podeis apresentá-los em powerpoint! :)
Vim aqui parar enquanto tentava ajudar o meu filho (no terceiro ano numa escola do porto) a estudar para o teste. Parabéns aos alunos e à professora- comove assistir a esta dedicação e interesse pelo que faz e pelo impacto que tem junto de crianças- os futuros adultos. Obrigada por issi
ResponderEliminar