Diário de Bordo – 27 de Maio
Os Guardiões das Florestas IX
O convite…
Hoje ouvimos a parte mais emocionante desta narrativa e elaboramos um convite:
“ – Aparece às cinco horas na gruta da Pedra Bela…sozinha…”
A curiosidade empurrou Joaninha para o desafio lançado pelo Alex…transpôs uma laje que guardava a entrada e deparou-se com…
O que achas desta ilustração, tendo em conta este momento da narrativa?
As nossas opiniões:
“Gostamos desta ilustração porque exemplifica bem a entrada da Joaninha na gruta da Pedra Bela e o medo do desconhecido…”
Bruno e Lídia – 3º ano
“Nós achamos que esta ilustração é a mais bonita de todas deste livro, pois parece mesmo a 3D porque faz com que nós acreditemos que a Joaninha estava cheia de medo!”
André, Maria João e Marisa – 3º ano
“Esta ilustração refere-se ao momento em que a Joaninha entra na gruta e vê seis sombras vestidas com túnicas brancas e faixas verdes. Esta imagem é escura, bonita, arrepiante e muito imaginativa!”
Margarida e Damiana – 3º ano
“Nós achamos que esta ilustração está bem feita. Sebastião fez bem em pôr dentro da gruta da Pedra Bela cores escuras porque assim percebemos logo que a Joaninha está com medo.”
Christian e Carlos – 3º ano
“A ilustração é muito bonita porque é o momento em que a Joaninha entra na gruta!”
Marta Maria e Liliana – 3º ano
“Esta ilustração refere-se ao momento em que a Joaninha ganha coragem e entra na gruta. É muito bonita porque é muito imaginativa.”
Alexis e Eduarda – 3º ano
“A ilustração é assustadora mas magnífica! Parece a 3D!
Idalina e Ana Meireles – 3º ano
“Este momento refere-se à Joaninha a entrar na gruta, cheia de medo. Quanto à ilustração achamos que o Sebastião tem um dom fantástico que é desenhar!
Mariana e Nicoleta – 3º ano
De facto, esta é a parte da narrativa mais emocionante. Ao lê-la aos meus alunos, senti um silêncio arrepiante e uma vontade imensa, da parte dos alunos,em que continuasse a ler a história.
ResponderEliminarNão há dúvida que nestas idades a Aventura é o género literário preferido das crianças, pelo mistério, pela transposição ao risco e pela curiosidade que se sobrepõem ao medo.
Quanto à ilustração...está perfeita para o momento alto da história. A criançada adorou!!!