terça-feira, 28 de junho de 2011

FESTA DE FINAL DE ANO

A festa de final de ano, realizada no passado dia 18 de junho, foi um sucesso. Toda a escola se empenhou para que as crianças brilhassem. Assim aconteceu, os meninos e meninas da escola deram o seu melhor. Estamos todos muito orgulhosos!
Para os finalistas esta festa teve um sabor especial e bem se sentiu a emoção no ar...eles partem, mas ficam as amizades no coração de todos. Felicidades e não deixem de nos visitar!!!
A festa continuou durante a tarde, a Associação de Pais guardava uma surpresa... os palhaços, os insufláveis e as brincadeiras distribuíram sorrisos durante muitas horas... A toda a equipa da Associação de Pais fica o nosso muito obrigada.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

BEM-VINDA INÊS VINAGRE

Inês Vinagre, autora do livro “O homem da nuvem escura” visitou a nossa escola no passado dia 16, numa atividade promovida pela Biblioteca Escolar do Agrupamento.
Os alunos do 3º e 4º anos deram-lhe as Boas-vindas com um colar de flores que colocaram à volta do pescoço da escritora. Que bonita ela ficou!
Depois de vermos o filme da dramatização da história do livro, (feita pelos alunos na Semana da Leitura) a escritora iniciou uma conversa amena e  agradável acerca da obra. Dá muito gozo a um professor olhar para os alunos e vê-los “beber” intensamente cultura literária passada por uma jovem escritora, que nos pareceu muito sabedora desta importantíssima forma de arte, como  é o caso da Literatura.
Beber diretamente sabedoria literária de uma fonte como a de uma escritora é, sem margem de dúvida, o melhor meio de transmissão de conhecimento e desenvolvimento do gosto pela leitura e escrita.
Estou certa Inês, que este momento contribuirá no futuro para formar adultos com hábitos enraizados de leitura.
Obrigada e volte sempre!
                                                                      Professora Paula


quarta-feira, 22 de junho de 2011

Guardioes X

Diário de Bordo – 25 de Maio
Os Guardiões das Florestas X
 Um novo lar, uma nova escola, novos amigos…



Hoje debatemos o Tema “Proteção das Florestas” e registamos, em pequenos grupos, exemplos de algumas ações que podemos desenvolver.
Aqui ficam alguns registos:






Guardioes IX

Diário de Bordo – 27 de Maio
Os Guardiões das Florestas IX
 O convite…
Hoje ouvimos a parte mais emocionante desta narrativa e elaboramos um convite:
“ – Aparece às cinco horas na gruta da Pedra Bela…sozinha…”
A curiosidade empurrou Joaninha para o desafio lançado pelo Alex…transpôs uma laje que guardava a entrada e deparou-se com…




O que achas desta ilustração, tendo em conta este momento da narrativa?

As nossas opiniões:
“Gostamos desta ilustração porque exemplifica bem a entrada da Joaninha na gruta da Pedra Bela e o medo do desconhecido…”
Bruno e Lídia – 3º ano

“Nós achamos que esta ilustração é a mais bonita de todas deste livro, pois parece mesmo a 3D porque faz com que nós acreditemos que a Joaninha estava cheia de medo!”
André, Maria João e Marisa – 3º ano

“Esta ilustração refere-se ao momento em que a Joaninha entra na gruta e vê seis sombras vestidas com túnicas brancas e faixas verdes. Esta imagem é escura, bonita, arrepiante e muito imaginativa!”
Margarida e Damiana – 3º ano


“Nós achamos que esta ilustração está bem feita. Sebastião fez bem em pôr dentro da gruta da Pedra Bela cores escuras porque assim percebemos logo que a Joaninha está com medo.”
Christian e Carlos – 3º ano
“A ilustração é muito bonita porque é o momento em que a Joaninha entra na gruta!”
Marta Maria e Liliana – 3º ano

“Esta ilustração refere-se ao momento em que a Joaninha ganha coragem e entra na gruta. É muito bonita porque é muito imaginativa.”
Alexis e Eduarda – 3º ano

“A ilustração é assustadora mas magnífica! Parece a 3D!
Idalina e Ana Meireles – 3º ano

“Este momento refere-se à Joaninha a entrar na gruta, cheia de medo. Quanto à ilustração achamos que o Sebastião tem um dom fantástico que é desenhar!
Mariana e Nicoleta – 3º ano

segunda-feira, 13 de junho de 2011

MEU MINHO VERDE- A minha escola é um mundo

O projeto, Meu Minho Verde, culminou com um espetáculo no passado dia 4 de junho. O tema deste espetáculo foi "A minha escola é um mundo" pois, para além de estarem representadas as tradições da nossa terra, abrimos a janela para o mundo, acolhendo e partilhando a cultura dos nossos alunos que não nasceram em Portugal. Assim, a nossa escola, montou uma exposição com os trabalhos de todos os alunos, desde o Jardim de Infância ao 4ºano, participou no espetáculo com o folclore e no desfile dos países com um traje da Roménia. Os nossos modelos, desfilaram muito bem, parabéns!


MEU MINHO VERDE- Trajes tradicionais do Minho

A nossa região é muito conhecida pelos seus trajes tradicionais. Em qualquer parte do mundo, quando se fala de Portugal, a imagem da minhota está sempre presente. Os trajes do Minho são riquíssimos pela sua variedade, adornos e cores. Adaptam-se as diferentes situações do dia a dia e aos diferentes momentos da vida. Por estas razões, os ranchos folclóricos tentam manter a tradição e divulgam o traje minhoto por todo o mundo. Os alunos do 3ºano mostram-nos o que aprenderam e como envolveram toda a famlia à procura de recordações...

quarta-feira, 8 de junho de 2011

MEU MINHO VERDE-Lenços dos namorados

Os Lenços de Namorados apresentam-se como a mais genuína forma poética e artística utilizada pelas moças do minho, em idade de casar.

Clica na imagem para veres o power point que um grupo de  alunos do 4ºano fez sobre este tema.

                                                            Clica na imagem para entrar



Os lenços dos namorados já não se fazem com o mesmo objetivo de outros tempos, mas as artesãs continuam a fazê-los para que possamos ter uma recordação dessa tradição muito antiga. Vê o filme que te mostra algumas artesãs a bordar lenços dos namorados. Clica aqui

No próximo filme  ficas a conhecer todo o processo de descoberta desta nossa tradição pelos alunos do 2º e 4ºanos. O resultado foi um belíssimo trabalho!! Parabéns...




MEU MINHO VERDE-Cantarinhas


«A Cantarinha das Prendas ou dos Namorados é moldada em barro vermelho e ornada com motivos arcaicos polvilhados de mica branca. A Cantarinha Maior significa a abundância que se deseja ao futuro casal. A Cantarinha Menor, aquela que há-de encher a maior, despida de enfeites, significa as dificuldades da vida em comum. Quando um rapaz se dispunha a fazer o pedido oficial de casamento, primeiro oferecia à namorada uma Cantarinha das Prendas. Se esta era aceite, estava formalizado o pedido particular, dependendo apenas da vontade dos pais anunciar-se o noivado. Uma vez dado o seu consentimento e tendo estes chegado a um acordo quanto ao dote, a Cantarinha servia então para guardar as prendas que o noivo e os pais da noiva ofereciam: cordões, tranceletes, corações, cruzes, borboletas, estrelas, arrecadas, relicários e outros objectos em ouro. Este uso há muito que foi posto de parte. Hoje resta a tradição.»

Para saberes mais sobre esta tradição visita o site, Lendas e tradições , onde podes ler a história da cantarinha de Guimarães e ver um pequeno filme onde um oleiro mostra como se faz este peça de artesanato.

Os alunos do 1ºano recriaram a tradição da cantarinha dos namorados de Guimarães. Feita de barro vermelho e decorada com mica branca era um dos sinais para iniciar um namoro em Guimarães!!! Os pequenos oleiros "meteram as mãos no barro" e o resultado surpreendeu todos... Parabéns!!


terça-feira, 7 de junho de 2011

Guardiões das Florestas VIII

Diário de Bordo – 23 de Maio
Os Guardiões das Florestas VIII – “O último desejo”
Na despedida, Alex pedinchou um último desejo…


Guardiões das florestas VII

Diário de Bordo – 20 de Maio
Os Guardiões das Florestas VII
 Um acontecimento importante…
A narrativa muda de rumo, pois a família do Alex vai mudar-se para o Continente, provocando a todos, uma imensa tristeza e saudade…



Como te sentirias se tivesses que mudar de casa, escola, de amigos?

Guardiões das florestas VI-localização geográfica

Diário de Bordo – 18 de Maio
Os Guardiões das Florestas VI
 Localização geográfica
A primeira parte da história passa-se na ilha da Madeira, a caminho da “Fajã dos Frades”.
Nesta aula, situamos geograficamente esta parte da narrativa e recolhemos informações e imagens na internet sobre este local de extrema beleza paisagística.



Fajã dos Frades: é uma pitoresca fajã da Região Autónoma da Madeira. Está virada a Oeste, logo após a encosta do majestoso Cabo Girão. Geograficamente pertence à freguesia do Campanário, concelho da Ribeira Brava.

Porquê “Fajã dos Frades”?
Terá sido, no passado, um local habitado por frades que procuravam o silêncio e a harmonia com a natureza.
In Glossário “Os Guardiões das Florestas”                                                Mariana – 3º ano

quinta-feira, 2 de junho de 2011

DIA DA CRIANÇA

  • Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Dia Mundial da Criança não é só uma festa onde as crianças ganham presentes.







  • É um dia em que se pensa nas centenas de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações (discriminação significa ser-se posto de lado por ser diferente).





  • (site Junior, Rua)


  • Para saberes mais sobre a origem deste dia clica aqui






    • Na nossa escola, o dia da criança foi vivido com muito entusiasmo. No inicio do dia conversamos e realizamos trabalhos sobre os direitos da criança. ``A tarde a ACIG proporcionou uma tarde diferente e muito divertida a todas as crianças. A diversão foi contagiante e os sorrisos uma constante... ´´E muito bom ver as crianças felizes!!





    A UNICEF é uma agência das Nações Unidas que tem como objectivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades básicas e contribuir para o seu pleno desenvolvimento. Para saberes mais clica aqui.