sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

AS DEZ MENINAS CASADOIRAS



Os alunos do 2º ano fizeram uma surpresa aos alunos do 1ºano. Como sabiam que o primeiro ano estava a aprender a dezena decidiram ler-lhes o poema "As dez meninas casadoiras" da escritora Luísa Ducla Soares. Os meninos do primeiro ano gostaram muito da surpresa e ficaram cheios de vontade de aprender a ler. Brevemente serão eles a surpreender os meninos do 2º ano.


quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O HOMEM DA NUVEM ESCURA

A turma do 4º ano realizou alguns trabalhos sobre a história “O homem da nuvem escura”


"No cocuruto da cabeça esse homem tinha, não um boné, não uma madeixa de cabelo despenteado, não um piolho, mas sim um pequeno orifício do tamanho de uma moeda de cinco cêntimos. E desse orifício, do tamanho de uma moeda de cinco cêntimos, saía uma espantosa nuvem espessa e escura, que fazia com que, por onde quer que o homem andasse, fizesse o que fizesse, lhe seguisse um rasto de intensa chuva, frio, vento e trovoada."

 Resumo da história…
     Era uma vez um homem que tinha um orifício no cimo da cabeça por onde saía uma nuvem escura. Por onde passava deixava um rasto de destruição e as pessoas fugiam e queriam expulsá-lo da cidade. Para fugir à solidão, ia para o parque, sentava-se no banco do jardim e apontava no seu bloco azul as palavras bonitas que encontrava nos livros.
     Os habitantes da cidade reuniram-se na tentativa de encontrar uma solução para a «epidemia do homem da nuvem escura». Resolveram então trancá-lo em casa. Quando este acordou sentiu-se tão triste que provocou uma grande tempestade. Resolveram chamar várias pessoas entre elas o médico da capital, um cientista maluco e uma bruxa, para solucionar o problema. Nenhuma destas pessoas o conseguiu resolver.                                                     
     Entretanto, apareceu um rapazinho muito sujo, cheio de terra com fome e sede. Em todo o lado que entrava, para pedir algo para comer e beber era escorraçado, porque por onde passava deixava tudo sujo. O menino, muito triste e cansado, sentou-se num baloiço do parque.                                   
     O homem da nuvem escura, que por ali passava avistou-o, aproximou-se e deu-lhe uma maçã. Satisfeito, comeu-a rapidamente e nesse instante, sentiu o prazer de se refrescar e molhar os lábios com a água que caía da nuvem escura. Nesse preciso momento, houve um carinho entre os dois e tornaram-se grandes amigos.                                                            
     De seguida, a nuvem foi diminuindo e desapareceu completamente.

AMIZADE é um sentimento maravilhoso!  Até faz “milagres”!

Pesquisaram no Magalhães e descobriram….
Biografia da autora

Nome: Inês Vinagre
Data de nascimento: nasceu em Lisboa, em 1983.
Habilitações: Possui uma licenciatura em Ensino Básico - 1º Ciclo e uma especialização em Associativismo e Animação Sócio-Cultural, pela Universidade do Minho.
Profissão: Nos últimos anos tem trabalhado essencialmente no apoio educativo a alunos cuja língua materna não é  o português, crianças com dificuldades de aprendizagem e em situação de risco social.
Prémios: No campo literário, recebeu o "Prémio de Literatura Juvenil Ferreira de Castro" e o "Prémio Jovens Criadores".

Desenharam o quarto do homem da nuvem escura…


No quarto descobriram um quadro famoso…


Fizeram alguns comentários sobre o quadro...

Na imagem está desenhada uma pessoa em cima de uma ponte a gritar de desespero.
Quando olho para esta pintura sinto-me inspirado.
Eduardo 4º ano

É uma pessoa que está a gritar numa ponte e outras duas a passear. O rio está muito agitado.
Quando  olho para esta pintura sinto-me com vontade de o ajudar.
                                                                                                                   Rúben do 4ºano

Vejo uma pessoa a gritar desesperada em cima de uma ponte e atrás dela duas sombras.
Quando olho sinto um arrepio.                                                                                                                                   
Hugo do 4º ano

Na imagem há uma pessoa a gritar desesperada e aflita.
Quando olho para esta imagem o que sinto é uma grande tristeza.
                                                                                                     Margarida do 4º ano

Eu vejo um ser humano aflito, a gritar com as mãos na cabeça, numa ponte. 
Quando olho para esta pintura sinto-me triste.
     Rui do 4º ano

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Vamos quebrar barreiras …. um debate na Comunidade

No âmbito do Concurso “Escola Alerta” pedimos a todos os pais e encarregados de educação que participem no debate sobre as diferenças, deixando o seu comentário. A história “A menina gigante” fala sobre as diferenças.
Veja, ouça e fale sobre a história com o seu filho. Deixe o seu comentário… É importante!... Também pode comentar sobre atitudes e comportamentos de discriminação e apresentar propostas que permitam a plena participação de todos.

Já não se encontra disponível a visualização das imagens desta história. Parabéns a todos que participaram no debate sobre este tema. Sentiu-se que toda a  comunidade se reuniu à volta da história e criaram-se momentos de diálogo em família. Mais tarde apresentaremos o resultado final do trabalho "escola alerta". Até lá, continuem a quebrar as barreiras que dificultam a vida de quem nos rodeia...

CONCURSO "ESCOLA ALERTA"

Porque todos somos importantes e todos temos o direito a uma vida melhor, ajudem-nos a participar neste projeto. É um dever de cada cidadão estar atento e colaborar...não fiquem passivos. Como dizem os escuteiros "Sempre alerta"!!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

AINDA O CHÁ!!!

O projeto "Saberes e tradições"  terminou com uma atividade da Biblioteca Escolar do Agrupamento Vertical das Taipas para a qual todos foram convidados. Como muitos não tiveram a oportunidade de ir, mostramos aqui alguns momentos e os trabalhos dos nossos alunos expostos nesse dia.


MÃE SUPER LEITORA

A turma do 1º ano recebeu a visita de mais uma mãe super leitora. Desta vez foi a D. Palmira, mãe da Sofia, que nos presentiou com duas histórias muito animadas. À Sofia, só lhe faltavam as asas para voar, tanta era a felicidade... 
Para a mãe da Sofia preparámos uma surpresa, uma bela chávena de chá, pois esta semana foi dedicada ao chá. O chá é bom para tudo...até para ler uma história!!!


No fim da história, a D. Palmira deixou todos os meninos contar as joaninhas que estavam na imagem.  Agora é a tua vez! Conta as joaninhas que vês nesta imagem e faz um comentário para dizer quantas existem. Será que vais conseguir?!!!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

SEMANA DOS AFETOS

Apesar da chuva e do frio, hoje não faltaram corações quentinhos e aconchegados. Aqui fica o registo dos trabalhos realizados por todas as turmas, inseridos nas áreas curriculares e não curriculares, nomeadamente em Inglês e Ciências.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

sábado, 12 de fevereiro de 2011

LENDA DE SANTA CATARINA DA PENHA

Conta a lenda, que uma pastorinha, durante o dia, guardava os seus rebanhos, no monte da Penha e de noite vigiava-o contra as frequentes investidas dos mouros.
Numa noite, viu do cimo da serra muitas luzes de suposto exército, iluminados por fachos ardentes, que se dirigia para Guimarães. Santa Catarina terá amarrado velas acesas em cada cabeça do seu rebanho, duplicando o número dos fachos dos mouros, e as terá encaminhado com o seu cajado, de forma a descerem da Montanha da Penha, em direcção aos mouros, pondo-os em retirada.

Reconto a partir da publicação da lenda no Jornal Diário do Minho



O registo escrito e as ilustrações foram realizadas pelos alunos do 3ºano.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

SUGESTÃO DE DOMINGO EM FAMÍLIA

Museu de Alberto Sampaio - Guimarães
Teatro de Sombras
2º Domingo de cada mês
13 de Fevereiro | 15h30-16h30 Teatro de Sombras: Lenda de Santa Catarina da Penha + Ateliê de Sombras
A história da corajosa pastorinha que, com o seu rebanho, conseguiu salvar e proteger o
Monte da Penha de Ataúlfo e do seu exército é contada através deste teatro. Para que os nossos participantes nunca mais se esqueçam desta história, irão construir uma marioneta de sombras representando uma das personagens deste teatrinho. Público-alvo: adultos e crianças (5-12 anos)
Nº Participantes: limite 20 crianças + acompanhantes adultos
Preço: adultos: 3€ | crianças: 2€
Informações e marcação prévia junto do Serviço Educativo.

O GATO DAS BOTAS VISITOU OS ALUNOS DO 1ºANO


No passado dia 17 de Janeiro o professor José Maria presenteou os alunos do 1ºano da escola da Charneca com a visita do “Gato das Botas”. Foi uma manhã diferente e muito animada. Os alunos ouviram a história com muita atenção e provaram-no quando o professor lhes fez algumas perguntas.
Após a história seguiu-se um momento musical… “Atirei o pau ao gato, Quem não gosta de beijinhos, Loja do mestre André”, enfim, foi uma animação…
Ao professor José Maria os alunos do primeiro ano dizem mais uma vez:

Obrigado. Volte sempre!!!




terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

DIA EUROPEU DA INTERNET SEGURA


Hoje é o dia Europeu da internet segura. A professora Cacilda enviou-nos alguns conselhos e sugestões. Deves vê-los com os teus pais, pois a mensagem também é para eles.

Deixamos aqui alguns sítios onde os pais podem procurar informação para que toda a família navegue em segurança na internet.

Sítios do projecto Internet Segura sobre a temática:
·         www.InternetSegura.pt – Portal nacional com informações sobre o projecto, dicas para uma navegação segura e recursos para os utilizadores;
·         www.Seguranet.pt – Sítio dedicado à temática da Internet Segura para a comunidade escolar: escolas, professores, alunos, e encarregados de educação e familiares de alunos;
·         http://LinhaAlerta.internetsegura.pt Serviço do projecto Internet Segura para reporte de conteúdos ilegais.
(clica na imagem e aprende a canção)


No fim da canção aparecerá a imagem à direita.

Aqui poderás escolher outros vídeos para aprender mais sobre segurança na internet.

Sê esperto.
Não te deixes apanhar!!!



 

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

3 ª VERSÃO DA ORIGEM DO NOME DA NOSSA VILA




Hoje, os alunos do 3ºano receberam a visita do Sr. Carlos Cardoso (tio do Carlos e da Paula desta turma e pai do José Miguel do 1ºano), para contar outra versão da origem do nome da nossa terra.  Esta versão foi-lhe contada pela sua professora primária (Professora Maria José Fonseca).

Aqui fica o registo realizado pelos alunos do 3ºano
O nome CALDAS estará ligado às águas quentes das Termas, o nome TAIPAS estará ligado à madeira que por aqui havia.
Contaram-nos que há muitos anos atrás, a freguesia das Taipas era muito procurada por pessoas que necessitavam de madeira para a construção de casas. Essa madeira vinha da Serra da Cabreira (nascente do rio Ave) trazida pelo rio e tocada por um barqueiro, que assegurava que nenhum tronco ficasse para trás.
Chegados à ponte antiga, os troncos eram acolhidos pelas taipas (espécie de muros entreabertos, construídos por baixo da ponte e que formavam uma barreira, que impedia a madeira de seguir viagem.
Os troncos eram depois recolhidos e levados para a serração, onde eram trabalhados e utilizados no fabrico de casas, móveis, etc.


Agradecemos ao Sr.Carlos a possibilidade de enriquecermos o nosso projeto. Gostámos muito de o ter cá. Volte sempre!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

HORA DO CHÁ

Dizem que D.Catarina levou o hábito de tomar chá para a Inglaterra. Os alunos do 1º e 2º anos trouxeram-no para a Charneca. A sala transformou-se num salão de chá, cada um trouxe uma chávena de "porcelana", (ou pelo menos fizemos de conta) e todos se deliciaram com uma chávena de chá quente. Para acompanhar o chá os alunos do 2º ano fizeram biscoitos de manteiga.
Estavam deliciosos!!!! Que o digam a professora Cacilda e a D.Albertina (avó da Sofia) que nos fizeram companhia.
Para que o momento fosse perfeito os alunos do 2ºano dramatizaram a lenda do chá e contaram algumas curiosidades sobre esta bebida.
Afinal o chá não é só para a dor de barriga, também é bom para pôr a conversa em dia...

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A LEITORA DO MÊS JANEIRO




Espero que gostem do meu livro! É muito engraçado. Fala de uma menina que se torna rainha e de um anão saltitão. Se gostam de ler, contem a história à vossa turma ou aos vossos amigos.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

DANÇA DO INVERNO


Os alunos do 2ºano convidaram os seus colegas do 1ºano para festejarem o Inverno. Os alunos do primeiro ano aceitaram o convite com muito entusiasmo e adoraram a surpresa. Deixamos aqui registado um "cheirinho" da linda dança do Inverno... parecem gotas de cristal a saltitar...plim...plim...plim...







CONVITE

A Biblioteca Escolar do Agrupamento Vertical das Taipas, convida toda a comunidade educativa para uma tarde de sábado diferente e com o seguinte programa:

A nossa escola estará representada com os trabalhos dos nossos alunos sobre o chá e a lenda da nossa vila "Lenda do penedo da moura".

NÃO FALTEM!!!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

À DESCOBERTA DO CHÁ

Os alunos do primeiro ano queriam saber de onde vem o chá. Para isso, visitaram o quintal da avó da Sofia. Nesta aula ao vivo, os alunos ficaram a conhecer diferentes plantas para fazer chá.

ORIGEM DO NOME DA NOSSA VILA

Os alunos do 3ºano investigaram e descobriram duas versões:

1ª versão
Contaram-nos que antigamente, junto à ponte do rio Ave existia uma quinta “Quinta da Taipa” e que poderá ter dado origem ao nome.


2ª versão
Os romanos descobriram que, nesta terra, surgia água quente à superfície do solo e banhavam-se nela. Mais tarde, no tempo de Frei Cristovão construíram taipais para as pessoas que necessitassem de tratamento, se banharem nas águas.


  Estas são as versões que nos foram contadas. Quem tiver conhecimento de outras versões, agradecemos que nos comuniquem para enriquecer o nosso trabalho.

LENDA DO PENEDO DA MOURA

Fala a lenda da existência de um penedo duro e misterioso que guardava um grande segredo.
Diz o povo que esse penedo terá sido trazido da Citânia de Briteiros, à cabeça, por uma moura.
As gentes diziam que nesse penedo se encontravam encerrados a moura encantada e um grande tesouro. Difícil era conseguir removê-lo ou mantê-lo aberto, para aquele que quisesse apoderar-se do tesouro, sem que nada de terrível acontecesse.
Duas coisas poderiam acontecer: haveria fome e doença ou então haveria tanto ouro, que o povo iria andar à pancada pelo poder do tesouro.
            E ninguém ousou quebrar tal feitiço!
Relato oral feito pelo Sr. Domingos aos alunos do 3ºano